Principais lesões por exagero de carga

Praticar atividades físicas regularmente é uma das atitudes que trazem benefícios ao nosso corpo, mas é preciso tomar alguns cuidados para não sofrer lesões, entre esses cuidados podemos citar o exagero de carga. Devido ao alto número de ocorrências de lesões por exagero de carga, decidimos falar sobre as principais no post de hoje.

Além de citar quais são as principais lesões por exagero de carga na musculação, vamos também dar dicas para te ajudar a evita-las. Leia até o final porque a última dica vai salvar seu treino.

Lesões por excesso de carga

Existem outros motivos fora o excesso de carga que podem causar lesões como a execução errada, a falta do aquecimento ou do alongamento, rapidez no movimento, entre outros. Mas de longe o que mais causa lesões é o peso muito acima do seus limites. Veja abaixo as principais lesões por exagero de carga:

  1. Bursite: lesão por esforço repetitivo unido com exagero na carga pode levar a essa inflamação nas articulações. A dor é intensão e pode causar fraqueza no membro automaticamente.
  2. Distensão muscular: rompimento de fibras maiores do que as que se rompem normalmente no processo de hipertrofia. Acontece de repente e na hora do treino, a dor é muito intensa e você deve parar o exercício imediatamente e procurar um médico.
  3. Tendinite: não surge apenas com a atividade física, até mesmo a digitação pode causar inflamação nos tendões. Como a musculação se dá através de exercícios repetitivos, quando você exagera na carga, a tendinite pode acabar surgindo.
  4. Contratura muscular: é uma contração forte e involuntária dos músculos, causa dor e é preciso parar o exercício imediatamente. Se as dores persistirem, é preciso consultar um médico.

O que fazer na hora da lesão?

Em alguns casos a lesão é insuportavelmente dolorosa, em outros nem sentimos na hora, o incômodo só vem com o passar dos dias ou então na hora de treinar de novo. Assim que perceber que aquela dor é diferente da dor do pós-treino, pare o exercício. Se conseguir realizar exercícios com outros membros, você pode fazer, mas se não for possível, não insista.

Logo que perceber a lesão, passe a dar compressas de gelo por 15 minutos 3 vezes ao dia por 3 dias. Não coloque o gelo diretamente na pele para não queimar. Caso utilize pomadas analgésicas, não massageie sobre a lesão durante os três dias subsequentes.

Após os primeiros três dias, se persistirem as dores, inchaço ou hematomas, passe a fazer compressas mornas sempre cuidando para não queimar a pele. Bastam duas vezes ao dia até os sintomas desaparecerem por completo.

Super dica para evitar lesões: aparelhos de qualidade

Aparelhos que não estejam funcionando corretamente, faltando lubrificação ou que sejam de baixa qualidade aumentam as chances de lesões. Você não precisa pagar caro em uma academia, mas escolha aquela que tenha os aparelhos em bom estado ou monte uma academia na sua residência pra você.

A locação de aparelhos é uma opção muito mais barata e com tantos benefícios que você nem pode imaginar. Além do preço reduzido, a manutenção preventiva e corretiva está inclusa no aluguel, assim como a entrega e a instalação dos aparelhos. Você também poderá substituir seus aparelhos de tempos em tempos para que sua academia não fique obsoleta.

Quer saber como fazer isso tudo? Entre em www.alugafitness.com.br e conheça todas as condições e os aparelhos de qualidade que a Aluga Fitness tem para te oferecer.

6 melhores equipamentos da musculação

A musculação é hoje um dos melhores exercícios para o corpo independente do seu objetivo, já que ele promove o ganho de massa muscular, tonificação e também já se comprovou que ela é a melhor para quem quer emagrecer, já que a queima se prolonga durante horas após o treino.

Mas mesmo dentro da musculação, existem alguns aparelhos que se destacam e o post de hoje vai falar sobre os 6 melhores equipamentos da musculação. Assim, se você estiver querendo montar um pequeno estúdio fitness na sua casa, sabe exatamente de quais aparelhos você irá precisar.

Melhores equipamentos da musculação para membros superiores

Peck deck: também conhecido como voador, o peck deck trabalha todo o peitoral, mas também trabalha de forma secundária o abdômen. Além disso, esse aparelho é muito versátil, já que também é possível malhar os músculos das costas com ele.

Cross over: um dos aparelhos mais multifuncionais que existem, o cross over possibilita o treino de quase todos os músculos do corpo porque há várias formas de utilizá-lo. É possível até mesmo treinar os membros inferiores, mas ele é um equipamento de musculação melhor para os membros superiores.

Supino na máquina: com a máquina é possível inclusive variar os graus do supino, você pode fazer o reto ou o inclinado, cada um com resultados diferentes em partes diferentes do membros superiores.

Melhores equipamentos da musculação para membros inferiores

Máquina extensora: tão boa que é utilizada desde o praticante mais iniciante até o mais avançado. Não importa seu nível de treino, a extensora vai te ajudar a tonificar a parte da frente da coxa de forma muito rápida.

Máquina flexora: outro equipamento da musculação utilizado por qualquer nível de atleta. Ele trabalha a parte de trás da coxa e seus resultados também são muito rápidos.

Leg Press: com três graus diferentes de exercícios sendo eles leg de 90º, leg de 45º e leg horizontal podem ser utilizados também por qualquer praticante, mas cada inclinação é indicada para um tipo sendo o horizontal para os mais iniciantes e o de 90º para os mais avançados.

Dieta com musculação

Só a musculação não irá fazer tudo pelo seu corpo. Converse com seu médico, vá ao nutricionista e não dispense o acompanhamento de um professor de educação física. Seguindo uma dieta adequada, esses 6 melhores equipamentos da musculação irão fazer muito mais efeito.

6 melhores equipamentos da musculação na sua casa

Se o seu problema é falta de tempo para fazer musculação, você pode resolvê-lo agora mesmo. A Aluga Fitness é a empresa de aluguel de equipamentos fitness que faz parte do grupo Ergolife, maior fabricante de equipamentos de musculação do Brasil.

Acessando www.alugafitness.com.br ou ligando para (11) 3043-8300 você conversa com um dos nossos consultores que vão te falar sobre os 6 melhores equipamentos da musculação e sobre quaisquer outros que você quiser.

Além de oferecer os melhores preços, alugar os equipamentos sai muito mais em conta porque você recebe os equipamentos na sua casa e tem direito à montagem e à manutenção por conta do aluguel, além disso, de tempos em tempos você pode substituir seus equipamentos por outros mais modernos.

Lesões por não utilizar a esteira antes do treino

O instrutor da academia sempre orienta que você faça esteira antes de iniciar as séries de musculação, mas você ignora? Você não tem ideia do mal que isso pode causar ao seu corpo. Não aquecer da forma correta pode causar lesões seriíssimas e dada a importância do assunto decidimos fazer um post totalmente dedicado a ele.

O acompanhamento profissional jamais pode ser dispensado, bem como a atenção às orientações desse profissional. Partindo daí, as chances de ter uma lesão já diminuem. Quando você realiza o aquecimento da forma correta, seu corpo fica mais resistente e preparado para um treino de força de respeito.

Independentemente de ter uma academia em casa ou frequentar uma academia profissional, você precisará seguir estas orientações, sempre será necessário ter um professor de educação física acompanhando seu treino.

Por que a esteira é tão importante?

Tem gente que acha que se aquecer na esteira antes da musculação é perda de tempo, mas isso é um erro. Se aquecer na esteira melhora a flexibilidade das suas articulações e prepara seu corpo para realizar exercícios intensos. A caminhada na esteira eleva a temperatura do seu corpo e assim você não “dá um susto” nos seus músculos.

A elevação dos batimentos aumenta o fluxo de sangue nos músculos e com isso você recebe a quantidade de energia necessária para a prática do exercício. Além da prevenção de lesões, quando você se aquece na esteira, você melhora o rendimento do seu treino, já que você já conseguirá realizar uma série mais intensa logo a partir do primeiro exercício.

Lesões mais comuns em quem não aquece na esteira

Até mesmo sua postura fica melhor quando você realiza o aquecimento na esteira, fora que quando você já está aquecido, uma carga mais alta não oferecerá o risco de lesão como ofereceria se você não se aquecesse. Abaixo segue um resumo das lesões mais comuns:

  • Lesão no joelho – o excesso de carga é a principal causa das lesões nos joelhos, mas em segundo lugar, a falta de aquecimento também traz dores e pode provocar lesões que levam até a cirurgia. Para evitar as lesões nos joelhos você precisa combinar o hábito de se aquecer na esteira antes do treino com um treino de fortalecimento dos músculos em volta dos joelhos.
  • Lesão na coluna vertebral – a postura incorreta na execução do exercício e a falta de aquecimento são os principais motivos de lesões na coluna.

Como se aquecer na esteira

Não há exercício mais fácil de se realizar do que a caminhada na esteira, mas você pode potencializar utilizando a esteira correta, ou seja, uma esteira de qualidade que você sequer precisa comprar, basta alugar. Você encontra equipamentos de qualidade com preços super acessíveis na Aluga Fitness.

Depois de alugar uma esteira em www.alugafitness.com.br você pode montar vários ritmos de caminhada para elevar rapidamente sua temperatura para ficar o mínimo de tempo possível na esteira. Alterne caminhadas mais lentas com corridas ou trotes atingindo picos de acordo com os seus limites. Em poucas semanas você estará correndo com facilidade na sua esteira.

 

Dicas para um bom alongamento

Você já parou pra observar que as crianças abraçam os joelhos, deitam sobre as coxas e até mesmo roem as unhas dos pés com a maior facilidade do mundo? E se você puxar um pouquinho da memória ou perguntar a sua mãe, você também fazia isso… mas por que não consegue mais?

Tenha certeza de que é porque você parou de se alongar. O alongamento é de suma importância para qualquer pessoa em qualquer idade e principalmente se você irá praticar uma atividade física, independente da intensidade, você precisa preparar seu corpo e a melhor forma de fazer isso é com um bom alongamento.

O post de hoje será totalmente dedicado a dar dicas para um bom alongamento, para que você evite problemas durante o treino ou depois dele, assim como dores muito fortes ou até riscos de lesão.

Vantagens do alongamento

A principal vantagem do alongamento é a mais óbvia, você terá aumento na sua flexibilidade. Essa flexibilidade que o alongamento promove ajuda nas atividades do dia a dia como amarrar um cadarço ou até mesmo coçar as costas e para os idosos pode até mesmo possibilitar tomar banho sozinhos, já que em muitos casos a pessoa perde a elasticidade a ponto de não conseguir ensaboar as próprias costas.

Um músculo alongado também possibilita a amplitude máxima de uma série de exercícios e a melhora no treino de musculação é mais uma grande vantagem de um bom alongamento. Além disso, você não irá sentir tantas dores no pós-treino, principalmente se for iniciante. Quanto mais iniciante você for, mais alongamento você deve fazer.

A prevenção de lesões também é uma vantagem do bom alongamento, já que você prepara seu corpo para o exercício que ele irá realizar, seus músculos ficam mais flexíveis e suas articulações soltas.

Como se alongar

As séries de alongamento são diferentes das de musculação. Você irá realizar apenas um exercício de cada com duração de 15 a 20 segundos sempre puxando o máximo sem sentir dor, mas sim aquela esticada. Não se esqueça de que o que você fizer de um lado, deverá fazer do outro, não pode alongar o braço direito e deixar de alongar o braço esquerdo, por exemplo.

Alongamento para membros superiores: una suas mãos sobre a cabeça com os braços estendidos e se curve para as laterais o máximo que conseguir ficando no ponto máximo até mais ou menos 20 segundos.

Alongamento para a panturrilha: em pé ou sentado no chão, segure a ponta dos pés e puxe em sua direção sem dobrar os joelhos. Caso não consiga pegar na ponta dos dedos, apoie o peito pé sobre um equipamento e o calcanhar no chão e curve seu corpo para frente com o joelho estendido, você irá sentir alongamento a panturrilha.

Alongamento para posterior de coxa: sentado no chão ou de pé, curve seu corpo para frente em direção às pernas sem flexionar os joelhos, se conseguir, encoste as mãos nos pés.

Equipamentos para treinar depois do alongamento

Agora que seu corpo está alongado, você pode fazer sua musculação. Caso esteja pensando em montar uma academia, seja na sua casa ou para montar um negócio, alugar será sempre o melhor e você encontra os melhores preços e condições em www.alugafitness.com.br.

O melhor treino para a parte superior do corpo

Se você frequenta academia com o objetivo de hipertrofia, já deve ter seu treino dividido em pelo menos dois, um para a parte inferior do corpo e outro para a parte superior do corpo. Se o seu principal objetivo é aumentar a massa muscular ou definir a parte superior do corpo, o post de hoje é pra você. Vamos te ajudar a montar o melhor treino para essa região.

Cada tipo de treino é voltado para um objetivo, se você quer emagrecer, não é possível queimar gordura em apenas uma parte do corpo, mas vamos dar dicas também para definir. Se você quer ganhar massa nos braços, peito, ombros e costas, aqui vamos dar ideias de como realizar os melhores exercícios.

Exercícios para ganho de massa na parte superior do corpo

Cada parte do corpo tem exercícios específicos, abaixo seguem alguns exemplos:

– Exercícios para ombros:

  • Shoulder press com halteres fixos
  • Levantamento lateral
  • Levantamento frontal com barra
  • Crucifixo invertido no aparelho
  • Rotação externa e interna

– Exercícios para costas:

  • Levantamento terra
  • Remada baixa
  • Pullover com halter
  • Remada unilateral
  • Barra fixa

– Exercícios para peito:

  • Peck deck
  • Voador
  • Supino reto com halteres
  • Supino inclinado com barra

– Exercícios para bíceps:

  • Rosca inclinada
  • Barra fixa
  • Rosca direta
  • Rosca scott

– Exercícios para antebraço:

  • Rosca inversa
  • Suspensão na barra
  • Rosca punho inversa
  • Rosca punho

– Exercícios para tríceps:

  • Extensão de cotovelos com halteres
  • Tríceps francês
  • Tríceps no banco
  • Tríceps testa

Como definir a parte superior do corpo

Definição nada mais é do que diminuição da gordura corporal e já foi comprovado que os melhores exercícios para isso são os que combinam o treino de força com o aeróbico de curta intensidade. Os treinos do tipo HIIT vão te ajudar a definir muito mais rápido do que qualquer outro tipo de exercício e o exemplo mais famoso é o Crossfit.

Mas a melhor coisa para ajudar na definição é seguir uma dieta que transforme seu corpo em uma máquina de queimar gordura. Assim, conforme você aumentar sua massa magra, irá aparecer mais rápido porque você estará diminuindo seu percentual de gordura.

Dieta para definir a parte superior do corpo

A alimentação representa 90% no processo de definição muscular. Então se é esse seu objetivo, comece eliminando o açúcar da sua alimentação e retire também alimentos muito processados e carboidratos provenientes de farinhas.

Dê preferência às proteínas que além de não aumentar o percentual de gordura, ajuda no ganho de massa magra. Coma muito frango, carnes vermelhas e ovos. Coma folhas à vontade e os legumes não amiláceos, ou seja, ricos em carboidratos. Até mesmo as frutas devem sem consumidas com atenção, aquelas muito doces podem impedir que você consiga emagrecer.

Não é que frutas doces e batatas ou cenoura façam mal, elas fazem bem, mas às pessoas que não precisam emagrecer. Quem quer emagrecer, é preciso cortar até mesmo estes alimentos até, pelo menos, atingir o peso desejado.

Aluguel de equipamentos de musculação

Se você quer equipamentos para treinar em casa ou montar uma academia, alugar pode ser uma opção mais vantajosa, principalmente se estiver buscando sempre equipamentos modernos. A Aluga Fitness oferece os preços mais acessíveis da internet, basta acessar www.alugafitness.com.br e fazer seu orçamento.

Os melhores abdominais

Quem não gostaria e ter a barriga sequinha? Algumas pessoas sonham até com os gominhos, mas esse sonho parece tão inalcançável, não é mesmo? Mas o que nós podemos fazer para ter o tão sonhado tanquinho? Quais os melhores abdominais?

No post de hoje vamos te ajudar a realizar esse sonho e ensinar quais os melhores abdominais para que você possa impulsionar o seu treino e otimizar seus resultados, vendo seu abdômen definir muito mais rápido.

Mito ou verdade?

O que mais atrapalha o sonho de muitas pessoas de conseguir um abdômen sarado são mitos sobre o assunto, alguns são muito antigos e parecem nunca serem superados, além desses, outros vão surgindo e atrapalhando cada vez mais os resultados.

  • Abdominal NÃO queima gordura – esse é o primeiro mito que precisa ser superado. O que vai fazer você queimar gordura do abdômen é o mesmo que vai fazer você queimar gordura do corpo todo, já que não há queima localizada: a dieta.
  • NÃO é necessário fazer abdominais todos os dias ou mil abdominais em cada treino – o abdômen é trabalhado em quase todos os exercícios da musculação, sendo assim, se você contrair o abdômen na hora de realizar exercícios como agachamento, pulôver, puxada alta, entre outros, ele também será trabalhado tornando desnecessário que você dedique um treino inteiro para o abdômen.

Quais os melhores exercícios para queimar gordura no abdômen?

Como já citamos acima, não é possível queimar gordura de forma localizada, mas existem alguns exercícios que ajudam a queimar gordura no corpo inteiro e, hoje, já foi comprovado que os melhores nesse quesito são os treinos intervalados de alta intensidade também conhecidos como HIIT. O crossfit é um exemplo desse tipo de exercício.

Logo em seguida, vem um exercício que, até pouco tempo, muitas pessoas diziam não emagrecer que é a musculação. Já foi provado que treinos que geram hipertrofia aumentam a queima de gordura horas e até dias após o treino.

Dieta para secar a barriga

Se você quer eliminar gordura, a melhor alimentação é aquela que contenha o menor volume de carboidratos, principalmente os industrializados. O ideal é focar em proteínas, gorduras boas e vegetais. Mas se você tem um objetivo, mantenha o foco! Só consegue a barriga sarada quem mantém o foco na dieta e nos exercícios, dias de lixo são privilégios de quem já alcançou seu objetivo e está querendo só manter.

Os melhores abdominais para ter a barriga tanquinho

Vamos a lista dos melhores:

  • Prancha abdominal – esse é de longe o melhor abdominal que existe porque trabalha todos os músculos do abdômen desde o supra até o infra passando pelos oblíquos e até mesmo explorando os laterais.
  • Bicicleta no solo ou tesoura – nesse você deita com a barriga para cima, e pedala no ar ou cruza as pernas intercalando a uma altura de aproximadamente 45º com o chão.
  • Roda abdominal – por fazer um trabalho semelhante ao da prancha, o abdominal na roda é um dos melhores abdominais que existem.

Alugue seus equipamentos de abdominal

Se você quer fazer seus abdominais em casa ou montar uma academia profissional para ganhar dinheiro com isso, sua melhor parceira será a Aluga Fitness. Alugar os equipamentos pode representar uma economia para o seu negócio muito considerável, principalmente se você estiver começando.

Acesse www.alugafitness.com.br e veja todos os aparelhos que temos para alugar com os melhores preços do mercado e condições na sua realidade.

Como se aquecer para a musculação?

Atividade física é natural para o corpo e deveria fazer parte da nossa rotina, mas as facilidades do mundo moderno está nos deixando cada vez mais sedentários, por isso, preparar o corpo antes de iniciar qualquer exercício é fundamental e é por isso que você deve se aquecer para a musculação.

Às vezes dá aquela preguicinha de fazer o aquecimento, principalmente para quem não faz atividade aeróbica, mas sim musculação. E para contornar isso, a primeira coisa que você deve fazer é tornar o aquecimento um hábito, incluí-lo no treino.

Existem várias formas de se aquecer para a musculação e o post de hoje vai te dar algumas ideias para que você possa escolher aquela que mais se adeque a sua realidade e ao seu estado físico atual.

O que é o aquecimento para a musculação?

Essa parte do treino é importante para preparar seu organismo para realizar o treino da musculação, é ele que vai tirar o seu corpo daquele estado de repouso que estava antes e deixá-lo pronto para uma atividade fora do comum.

Os exercícios mais utilizados para se aquecer para a musculação são a corrida na esteira ou a bicicleta ergométrica, mas os exercícios aeróbicos não são os únicos que podem ser utilizados como aquecimento, é possível utilizar a própria série de musculação para isso, e nós vamos detalhar um pouco mais adiante.

Benefícios de se aquecer antes do treino

Os principais benefícios são:

  • Prevenção de lesões;
  • Redução das dores pós-treino;
  • Aumento no fluxo de sangue dentro do músculo ajudando na hipertrofia;
  • Aumento da temperatura corporal proporcionando um treino melhor;
  • Melhora a flexibilidade;

Nem só de aeróbico vive o aquecimento

Por muito tempo se acreditou que a única forma de aquecer o corpo para qualquer atividade física era fazer exercícios aeróbicos, mas estudos recentes comprovaram que há outras formas de se aquecer para a musculação.

Não é que o exercício aeróbico não seja um bom aquecimento, se você gostar de esteira ou bicicleta ergométrica, faça! Dez ou quinze minutos em ritmo moderado serão necessários para o aquecimento. Caso você se desloque para a academia correndo ou pedalando, também vale como aquecimento.

Caso você não goste, o aquecimento pode ser na própria máquina da musculação onde você irá realizar a primeira série. Coloque menos da metade da carga que você coloca para realizar sua série e realize pelo menos o dobro de repetições que você faz no seu treino, de forma rápida, mas sem deixar de tomar cuidado com a execução.

Alugue equipamentos de musculação

Caso você não tenha tempo de frequentar uma academia e esteja pensando em montar uma na sua casa, saiba que é totalmente possível ter uma academia sempre novinha sem gastar muito e com uma forma de pagamento bem acessível.

Na Alugafitness você pode alugar equipamentos de musculação e também esteiras e bicicletas ergométricas com preços super acessíveis, tendo os aparelhos entregues aí no seu endereço. Acesse www.alugafitness.com.br e monte sua academia como quiser ou alugue um de nossos combos, a manutenção e entrega já estão inclusas no valor dos aparelhos.

Leg press e suas variações

Você já foi a uma academia de musculação que não tivesse o leg press? Não né?! É porque esse é um aparelho realmente muito eficaz e de muito fácil execução, além de poder ser utilizado por todo tipo de praticante, desde os iniciantes até os mais avançados, é possível treinar com 10 kg ou com 300 kg.

O leg press, também conhecido simplesmente por leg, trabalha toda a região inferior do corpo, além de fortalecer a lombar e o core. O mais legal do legpress é que ele tem várias formas de execução e com isso pode trabalhar vários músculos simultaneamente ou isolar alguns.

Dada a importância desse aparelho para o treino de pernas, vamos hoje falar sobre o leg press e suas variações para que você possa aproveitar o máximo desse equipamento e quem sabe até ter uma na sua residência.

Por dentro do leg press

Em uma tradução literal o nome desse aparelho poderia significar pressão nas pernas, pernas pressionam ou algo do tipo, já que é assim que você executa o exercício, empurrando uma plataforma com os pés e o peso colocado no aparelho pressiona suas pernas de volta.

Nele você pode trabalhar anterior de coxa, posterior de coxa, panturrilha, glúteos. Basta variar a posição do aparelho e esse é o assunto do próximo tópico.

VARIAÇÕES DO LEG PRESS

A posição mais utilizada por praticantes de todos os níveis é o Leg de 45°. Nele suas pernas estendidas formam um ângulo de 45° com o chão. Essa posição possibilita trabalhar toda a extensão da coxa, mas é dado mais ênfase ao anterior de coxa. Por causa da inclinação, é possível evoluir rapidamente na carga.

O leg de 90° já impõe uma dificuldade um pouco maior e ainda tem a componente do medo, quem realiza a primeira vez, tem medo de colocar muito peso e não conseguir suportar e então o aparelho cair sobre a pessoa ou algo do tipo. Normalmente não há esse perigo porque o aparelho tem uma trava de segurança e não desce a ponto de “esmagar” o praticante entre a plataforma e a cadeira.

Nessa variação, as costas do praticante fica paralela ao chão e suas pernas estendidas para cima forma um ângulo de 90° com o tronco e com o chão. São trabalhados principalmente os glúteos, mas também o posterior de coxa.

A última e menos falada variação do leg press é a horizontal, também chamada de leg de 180°. Nela você fica sentado e suas pernas ficam paralelas ao chão, você empurra a plataforma para frente e trabalha toda a região da coxa.

 

Alugue seu Leg press

Se você não frequenta academia ou frequenta, mas pretende montar uma academia na sua residência, que tal alugar o leg press e os outros equipamentos de musculação além dos acessórios?

Na Aluga Fitness, você encontra equipamentos para residência, mas também equipamentos profissionais para alugar, com os melhores preços e as melhores condições de pagamento, além da vantagem de ter sempre ao seu alcance a manutenção preventiva dos aparelhos. Acesse www.alugafitness.com.br e alugue a academia dos seus sonhos.

 

Como o HIIT funciona

Você já ouviu falar do treino HIIT? Sabe para que serve, como funciona? O post de hoje vai falar um pouquinho desse exercício da moda que pode trazer muito benefícios para o seu corpo e para a sua saúde. Acompanha a gente para saber como é isso…

Tudo sobre o HIIT

Estudos recentes comprovaram que em termos de exercícios, o mais eficiente para o emagrecimento é o HIIT. Isso porque ele promove o emagrecimento em menos tempo, mas não com menos esforço. O tempo que você dedica a um treino de musculação daria para 3 treinos de HIIT.

Isso mesmo, com apenas 15 ou 20 minutos diários dedicados ao HIIT, você emagrece mais rápido do que emagreceria praticando outras atividades, mas há peculiaridades. Por ser um treino curto, é preciso que ele seja intenso, e é isso que significa a sigla HIIT, High Intensity Intermittent Training, isto é, Treino Intervalado de Alta Intensidade.

Por que o HIIT emagrece tão rápido?

Esse tipo de treino é adaptado para cada pessoa e seus próprios limites, mas você treina muito próximo desses limites e é isso que faz você alcançar os resultados. Seu metabolismo acelera muito rápido, e o melhor de tudo, ele se mantém acelerado horas após o treino, em alguns casos pode chegar a 48 horas de queima.

O segredo do HIIT está aí, enquanto que com um treino de aeróbico comum, você só acelera seu metabolismo durante o exercício e depois dele sente muita fome repondo tudo aquilo que perdeu em apenas uma refeição e com um treino de musculação o emagrecimento só vem após um bom tempo com o ganho de massa muscular, o HIIT combina os dois tipos de atividades para você ganhar massa e queimar gordura ao mesmo tempo.

Mas como já foi citado acima, você treinará próximo do seu limite, o tempo do exercício é curto, mas a intensidade é altíssima, quanto mais próximo do seu limite você treinar, mais rápido será o resultado tanto de perda de gordura quanto de ganho de massa.

Como realizar o HIIT

Muitos exercícios pouquíssimo conhecidos ficaram famosos quando o HIIT veio à tona, e os que mais são falados são o Mountain Climber no qual você fica na posição de flexão de braço mas alterna o movimento de flexionar os joelhos para frente; o Burpee que se parece muito com o polichinelo, mas é preciso ir ao solo realizar uma flexão de braços; por último, mas não menos importante, a corrida estacionária que antes era mais realizada nas aulas de Jump com a ajuda da cama elástica, hoje é feita no solo mesmo.

Para realiza esses exercícios, você não se aterá a repetições, mas sim ao tempo, por exemplo, você realiza os exercícios durante 50 segundos e depois dá um intervalo de 10 segundos e começa novamente. Assim, cada praticante realiza a quantidade de repetições que conseguir no seu tempo e vai aumentando conforme for ganhando condicionamento.

HIIT com musculação

Se você quer tornar seu treino ainda mais potente, combinar o HIIT com musculação vai deixar seu corpo ainda mais bonito. Caso falte tempo para isso, que tal alugar equipamentos para treinar em casa? Quem pode te ajudar nesse projeto é a Aluga Fitness, no site www.alugafitness.com.br você encontra os equipamentos ideais para qualquer tipo de atividade.

 

Dicas para evitar lesões na academia

Lesões são comuns entre praticantes de atividades físicas, seja entre praticantes iniciantes, seja de avançados. Quem já treina há muito tempo, treinar pesado, o que aumenta as chances de lesões, quem está começando agora pode não saber o que fazer e com isso acabar também se lesionando pela realização errada de um exercício ou pela intensidade acima de seu limite.

Para evitar as lesões na academia, vamos dar várias dicas nesse post, assim, você não interrompe seu treino e treina com segurança, ficando assim mais próximo de seu objetivo que é ter um corpo mais bonito e saudável.

Independentemente de você ser um praticante iniciante ou avançado e independentemente de você entender as dicas que daremos aqui, sempre procure treinar com ajuda profissional, é o professor de educação física te acompanhando durante seu treino que vai ser capaz de dizer se você está fazendo a execução correta do exercício.

Aquecimento para prevenir lesões

Aquecer é a melhor forma de preparar seu corpo para qualquer atividade física e evitar lesões. Quando você treina sem se aquecer é como se você desse um susto no seu músculo, é como se ele estivesse dormindo e de repente você coloca ele em uma atividade intensa sem nenhum tipo de preparação e é aí que a lesão vem.

Não só os músculos ficam mais preparados depois do aquecimento, mas suas articulações e seu fôlego também. O aquecimento não precisa ser feito através de exercícios aeróbicos, a menos que o treino que você vai fazer seja aeróbico, caso contrário, você pode realizar o aquecimento no próprio aparelho que vai treinar.

Apenas para citar um exemplo, se você vai realizar um treino de pernas e vai começar pelo agachamento, coloque um peso bem abaixo do que você está acostumado a levantar e faça uma série mais rápida e com pelo menos o dobro das repetições da sua série principal. Aí você já aquece seus músculos a serem trabalhados, as articulações que serão demandadas e ganha fôlego, essa é a melhor forma de evitar lesões na academia.

Cuidado com o excesso de carga

Um grande erro, principalmente de quem já malha há um tempo é exagerar na carga. Não pense que aumentando a carga loucamente você irá hipertrofiar mais rápido ou emagrecer mais rápido, caso seja esse seu objetivo, o que você vai conseguir é uma lesão.

Antes de aumentar sua carga você precisa ter atenção aos seguintes quesitos:

  • Execução correta
  • Amplitude do exercício
  • Cadência da execução

A técnica é o que vai te levar ao resultado, se você não se atentar a execução correta e só aumentar o peso, você vai ganhar uma lesão em vez de ganhar massa muscular. Realize o exercício da forma correta antes de aumentar a carga.

O máximo da amplitude também vai te fazer chegar mais rápido ao seu objetivo do que aumentar a carga. Descer o máximo no agachamento, puxar o máximo e estender o máximo na remada, e etc. é um dos pontos mais importantes do exercício.

A cadência é a velocidade do exercício, é mais ou menos assim, se você levantar 50 kg como se estivesse levantando 5 não quer dizer que você está forte, mas sim que você está fazendo muito rápido ou errado, agora se você levantar 5 kg como se estivesse levantando 50 aí você tem mais chances de estar realizando o exercício com uma cadência que vai te levar aos resultados e evitar lesões na academia. É claro que essas cargas citadas foram apenas para ilustrar.

Treinando em casa sem lesões

Agora se você quer treinar em casa sem lesões, você precisa ter equipamentos de qualidade e é possível tê-los sem precisar adquiri-los, basta você alugar seus equipamentos de musculação na Aluga Fitness… entre no site www.alugafitness.com.br e alugue agora mesmo.