Como Montar um Estúdio Funcional?

O treino funcional é procurado em todo Brasil e ter um estúdio dessa modalidade pode ser mais viável do que uma academia, uma vez que costuma atrair alunos que nem sempre teriam interesse em aulas de musculação ou lutas, por exemplo. Ainda, quem já é dono de academia pode usar parte do seu espaço e montar uma aula de treinamento funcional. 

Está pensando em qual o caminho certo para colocar seu estúdio em funcionamento? Quer saber mais sobre o assunto? Pensando nisso, preparamos esse artigo para tirar todas as suas dúvidas. Confira!

Monte um Plano de Negócios

O plano de negócios é um planejamento da sua ideia de empreendimento fitness. Ao escrever como será seu estúdio funcional fica mais fácil saber a viabilidade projeto. Ainda, outra vantagem do planejamento é mensurar em quanto tempo o seu investimento terá retorno e começará a dar lucro. 

Escolha uma Boa Localização

Um estúdio funcional em uma área central atrai mais alunos do que em lugares mais afastados. Ter escolas, shoppings e condomínios como vizinhos são interessantes para fazer parcerias e oferecer aulas experimentais. Ainda, o gasto com divulgação é menor, pois o estúdio fica em um local onde as pessoas já conhecem bem. 

Crie um Espaço Confortável

No treinamento funcional o aluno espera um contato mais próximo com o professor, por isso as aulas precisam pensadas de acordo com as potencialidades de cada pessoa. Como as turmas possuem até 6 alunos, é preciso ter um espaço agradável para que todos possam se exercitar sem correr o risco de esbarrar em aparelhos ou em outro aluno durante o circuito. 

Contrate um Profissional Qualificado

Escolha professores que já conheçam os equipamentos e tenham afinidade com esse tipo de aula. Ainda é importante treinar os colaboradores das demais áreas da academia para que eles entendam os benefícios da aula de funcional e possam ajudar os interessados no treino.

Garanta os Equipamentos Ideais

Os principais equipamentos que o seu estúdio funcional precisa ter são:

  • Roda Abdominal: O equipamento faz parte do treino funcional para fortalecer os músculos do core. Com ele é possível trabalhar toda a região lombar. É importante adquirir uma roda abdominal com suporte até 250kg.
  • Faixas Elásticas:  Esse equipamento faz parte dos estúdios de pilates e treino funcional. Seu custo é relativamente baixo e vários exercícios podem ser feitos usando esse acessório nas aulas. Além de ser facilmente armazenado. Existem dois tipos de faixas necessárias para os treinos:
  • Mini Band: A qual possui 5cm de largura e 30cm de comprimento e contam com vários níveis de intensidades. 
  • Super Band: A qual possui 200cm e diferentes larguras, variando a intensidade.
  • Rolo Miofascial: O uso desse equipamento ajuda a melhorar a postura, evitar lesões e minimizar a tensão produzida após os exercícios. Ainda é associado a diminuição de dores musculares em praticantes de atividade física e queima de gordura.

 

Agora que você já sabe quais os passos para montar o seu estúdio funcional, está na hora de adquirir seus equipamentos com a Aluga Fitness. Oferecemos o serviço de aluguel de equipamentos de ginástica e musculação com preços que cabem no seu bolso. Nós temos as melhores soluções para o seu espaço, fale hoje mesmo com nossa equipe!

Compartilhar

Deixe uma resposta