O Que Fazer no Pós-Treino?

Aumentar o desempenho é um dos maiores objetivos entre os praticantes da musculação. Não existe fórmula certa para adquirir os melhores resultados, visto que cada corpo é um corpo. Porém, seguindo uma boa rotina de treinamento, alimentação e um estilo de vida organizado, os músculos trabalhados durante a atividade física se recuperam e respondem corretamente aos estímulos e você consegue alcançar seus objetivos. 

Separamos algumas dicas e estratégias de pós-treino que ajudam a melhorar o desempenho na musculação. Confira!

Não Esqueça de Alongar seu Corpo

Alongar o corpo antes e depois do exercício ajuda a aliviar as dores musculares provocadas pela atividade física, relaxando os músculos e reduzindo a tensão. Ainda, essa prática é capaz de promover uma maior irrigação dos vasos sanguíneos na região que foi trabalhada, o que aumenta a recepção de nutrientes e acelera o processo de recuperação do músculo. É recomendado ficar pelo menos 30 segundos em cada posição de alongamento. 

Beba Bastante Água

É muito importante manter o corpo sempre hidratado para que ele funcione da melhor forma possível, transportando os nutrientes e eliminando todos os resíduos desnecessários. Como se perde muita água através do suor durante os exercícios, é preciso repor esse líquido perdido para evitar a desidratação e outros prejuízos. É recomendado beber, no mínimo, 2 a 3 litros de água diariamente.

Mantenha uma Alimentação Saudável

Consumir alguma fonte de carboidrato e proteínas após o exercício é muito recomendado para repor a energia gasta sem que o organismo utilize a massa muscular para isso. É recomendado dar prioridade aos alimentos que sejam ricos nesses nutrientes, consumindo-os em até uma hora depois do treino.

Faça Uso da Crioterapia

Esse é um tratamento feito com baixas temperaturas para  se recuperar rapidamente depois de um treino exaustivo. É indicado imergir a parte do corpo mais trabalhada em um recipiente com gelo por alguns minutos, 10 a 20 minutos, após a atividade física.  Isso provoca a contração dos vasos sanguíneos, evitando inflamações e dores muito agudas depois do exercício físico.

Seguindo essas dicas, você vai melhorar o desempenho, evitar lesões e ainda aumentar os movimentos na hora de malhar ou mesmo nas atividades do dia a dia.

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